quarta-feira, 25 de março de 2009

MUITO ALÉM DO PALCO

Aos poucos a gente percebe que as aulas de teatro modificam a nossa vida. É a inibição que diminui, é a criatividade que aumenta; os exercícios em grupo que nos fazem melhorar o poder de comunicação e facilitam o convívio. Os muitos exercícios de improviso permitem uma crescente agilidade de pensamento. Somos solicitados a criar em minutos cenas, diálogos, situações, precisamos rapidamente estabelecer papéis e escolher os intérpretes. Isso que poderia parecer uma brincadeira tem um imenso poder transformador. É muitas vezes a oportunidade de extravasar sentimentos amarrados em nosso peito ou de exorcizar fantasmas antigos.

E o corpo? O corpo parece ganhar vida, a respiração começa a ser mais bem observada e apurada. Os sentidos expandem sua dimensão perante novas relações que são sugeridas a coisas, objetos e fatos. O tato e os outros sentidos também reagem aos diferentes estímulos. Aos poucos o teatro inunda a nossa vida e a transforma em uma experiência mais rica em relação aos outros e a nós mesmos. Parece magia, mas é apenas um despertar de todo o talento que cada ser humano leva dentro de si. É o talento para criar, se expressar, estabelecer relações e contribuir para que o mundo se transforme também.

Essa é a história que se repete há mais de 26 anos no “Teatro Vida” sob a orientação experiente e integradora do Diretor Paulo Mag. Os encontros semanais são muito mais do que aulas de teatro, são aulas de vida e daí veio o nome para o curso com uma lista de artistas que iniciaram suas carreiras através das mãos desse competente Diretor. No momento, o “Teatro Vida” está dando sequência às suas aulas e ensaiando um novo espetáculo: “Nas Ondas do Rádio”, uma comédia musicada que promete ser mais um espetáculo de sucesso e elogios como foi “Chiquinha Gonzaga 160 Anos de Glória”. “Chiquinha” esteve em cartaz durante 12 meses ininterruptos e se somou à longa lista de títulos apresentados durante os 26 anos de existência do “Teatro Vida”. É bom aguardar esse novo musical em fase de ensaio e é melhor ainda vir participar dessa experiência única, divertida e ao mesmo tempo transformadora.
Eshanna Tankersley
(Atriz e Assistente de Produção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário