terça-feira, 31 de março de 2009

SEM COTAS

Existe uma grande polêmica em torno das cotas para as vagas nas universidades. Particularmente acredito que o critério raça reforça exatamente o que tentam modificar. Dar prioridade a quem sempre estudou em colégio público, por exemplo, me parece muito mais justo e adequado no combate às desigualdades. Mas o que gostaria de comentar hoje é que no Teatro Vida vivemos um modelo de integração de dar inveja. Somos um grupo de mais ou menos 30 pessoas. Algumas estão conosco há anos, outras são como estrelas cadentes que passam rapidamente. As idades variam entre 78 anos (uma das antigas integrantes) e 14 anos, o aluno mais novinho.
Essa nossa colega, motivo de nossa grande admiração é uma senhora negra, que lutou com o desejo reprimido de se tornar artista durante os muitos anos em que trabalhou como doméstica. O seu talento de artista é tanto que a nossa “Cinderela” se revelou em muitas áreas. Ela pinta lindos quadros, escreve poesias e canta com uma voz melodiosa e grave tipo Gospel que nos faz arrepiar. Através das mãos hábeis de nosso diretor, Paulo Mag, a querida Ana Maria de Souza se tornou uma atriz capaz de desempenhar papéis de grande sensibilidade assim como ser muito engraçada em nossas comédias musicadas. Estamos aguardando para ver qual será sua participação no novo espetáculo que estamos ensaiando, “Nas Ondas do Rádio”.
A Ana faz parte de um grupo bem entrosado de pessoas que moram do Leblon a Campo Grande, de São Gonçalo a Barra da Tijuca. As diferenças de idade e de moradia se juntam às diferenças em formação profissional. Médicos convivem muito bem com uma merendeira, uma massagista, uma advogada, três psicólogas, duas faxineiras, um técnico de informática, uma funcionária pública aposentada, a garotada do ensino médio, etc., enfim uma salada de gente que se “curte” muito. Igualdade não quer dizer um bando de clones; igualdade quer dizer oportunidades equivalentes e o respeito às diferenças. Fica aqui o nosso convite às “autoridades”, a aqueles que ditam as leis e as colocam em prática para que venham participar de nossas aulas no Teatro Vida. Eles vão ter muito o que aprender sobre a verdadeira integração.

ESHANNA TANKERSLEY
(Atriz e Assistente de Produção)

Um comentário: